Objetivo
Assimilar os valores ecológicos a implementar no Infantário;
Assegurar que toda a comunidade partilha os mesmos valores ecológicos.
Número de participantes
52 crianças de 1 aos 4 anos e 18 adultos (docentes e trabalhadores)Descrição
Explorada na componente curricular a importância, da preservação do planeta, da poupança de água e de energia assim como da separação seletiva do lixo, as crianças elaboraram nas salas (creche e jardim de infância) os eco-códigos referentes às temáticas resíduos, energia e água. Encontraram frases chave que transmitissem esses valores para além das imagens presentes. Posteriormente e após assimilados estes valores, pelas crianças, estas apresentaram os eco-códigos à comunidade escolar, num momento especial criado para o efeito.
Avaliação/impacto
A adesão das crianças às temáticas abordadas foi muito positiva assim como o seu envolvimento em todas as fases desta atividade. A criatividade revelada na representação gráfica é uma evidência do entusiasmo verificado. A apresentação à comunidade escolar representou o ponto alto onde a transmissão dos valores assumidos por toda a comunidade se cimentou. Verificam-se diariamente cuidados acrescidos no cumprimento destes valores, pela comunidade.