Número de participantes
O Número de participantes foi enorme, entre concorrentes (37); juri (8) e avaliadores que também quiseram dar a sua opinião ( 10), mais a equipa de ecodelegados e coordenadores ( 8+2)- Total 65. No Workshop- 3 ecodelegados e o resto foi público.Descrição
No âmbito do Programa Eco-Escolas, a Escola Básica Alfredo da Silva celebrou o Dia da Terra, no dia 26 de abril, com um concurso “A Sandes mais Saudável” e um Workshop sobre a temática “Plasticologia Marinha”, dando cumprimento aos seguintes objetivos:
- Sensibilizar a comunidade educativa para os graves problemas da vida na Terra.
- Contribuir para o desenvolvimento da literacia dos oceanos;
- Promover a vontade de contribuir para a conservação dos oceanos;
- Fomentar os valores da sustentabilidade
- Fomentar os valores da necessidade de proteger a biodiversidade marinha.
- Divulgar e contribuir para a implementação dos 17 ODS – Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, 17 ODS:
1º – Erradicar a Pobreza; 2º – Erradicar a Fome; 3º – Saúde de Qualidade; 4º – Educação de qualidade; 5º – Igualdade de género; 6º – Água potável e Saneamento; 7º – Energias Renováveis e Acessíveis; 8º – Trabalho Digno e Crescimento Económico; 9º – Indústria, Inovação e Infraestruturas; 10º – Reduzir as desigualdades; 11º – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12º – Produção e Consumo Sustentáveis; 13º – Ação Climática; 14º – Proteger a Vida Marinha; 15º – Proteger a Vida Terrestre; 16º – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17º – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
Como é visível pelas imagens captadas, foi grande o envolvimento da comunidade escolar. As sandes foram oferecidas a alunos de famílias carenciadas da nossa comunidade escolar, de acordo com os ODS.
Avaliação/impacto
Como se pode verificar nas fotos e pelo número de sandes a concurso, a adesão foi excelente. Toda a Comunidade escolar colaborou deireta ou indiretamente, e vibrou na expectativa de se conhecer o vencedor.