Objetivo
- Estimular na comunidade escolar o interesse pela ecologia;
- Promover o conhecimento da vida marinha;
- Promover comportamentos amigos do ambiente e protetores de espécies animais e vegetais;
- Estimular o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a viver juntos e a viver com os outros
- Ligar educação, cultura e ciência, saber e saber fazer
- Contribuir para que os alunos entendam o desenvolvimento sustentável como um desafio também seu
- Dotar os jovens de conhecimento para a construção de uma sociedade mais justa e para agirem sobre o mundo enquanto bem a preservar
Número de participantes
430 alunosDescrição
Exposição na Biblioteca Escolar de 10 painéis em impressão digital.
Painel 1 – Apresentação Painel 2 – Introdução Painel 3 – Dunas – Como se formam as dunas Painel 4 – Dunas – Dunas…mais do que montes de areis – Sobreviver nas dunas: um desafio – Como não ser enterrado? – Como não ser arrancado pelo vento? – Dar nas vistas para se proteger? – É seguro sair á noite? Painel 5 – Estuário – Os estuários: entre a água doce e a salgada – Morfologicamente, podem distinguir-se 3 zonas num estuário Painel 6 – Estuário – Fluxo sedimentar num estuário – Porquê proteger os estuários? Painel 7 – Praia rochosa: entre o mar e a terra ao ritmo das marés… – Numa praia rochosa… – Porque varia diariamente o nível do mar? – Poça de maré, uma singularidade tipográfica Painel 8 – Praia rochosa: entre o mar e a terra ao ritmo das marés… – A maré desceu…E agora? – Fletir para não partir – As vantagens da forma esférica… Requisição de Exposição Margens com vida – Dar nas vistas para não ser refeição… – Ser viscoso é bom… – Daqui ninguém me tira! – As vantagens de ser blindado. Ou não… Painel 9 – Mar – Porque são frias as nossas águas costeiras? – A circulação oceânica global Painel 10 – Mar – As cadeias tróficas marinhas – O que é o plâncton marinho.
As turmas,acompanhadas de professor ou os alunos a título individual puderam ler e ver o conteúdo dos painéis e tomar notas das principais ideias transmitidas de modo a desenvolver a literacia ecológica e cientifica.
Avaliação/impacto
Os alunos mostraram vontade de conhecer e estiveram empenhados durante a visita à exposição. No feedback que deram em algumas salas de aula a maioria revelou ter recolhido informação, embora nem todos tenha sido capazes de a transformar em conhecimento por dificuldades no tratamento da mesma informação recolhida.