Leitura dos dias I – ler a ÁGUA

Leitura dos dias I – ler a ÁGUA

Objetivo

Contribuir para a formação de alunos que sejam mais  responsáveis e cidadãos ativos;

Motivar os alunos para a necessidade de agir pensando no outro e no bem comum;

Contribuir  para o desenvolvimento sustentável como um desafio individual e coletivo;

Desenvolver competências no domínio do Ver, do Ouvir e do Ler para conhecer;

Apoiar o desenvolvimento curricular;

Desenvolver competências de  literacia da informação;

Desenvolver competências de comunicação e expressão em língua materna e em língua estrangeira;

Promover o desenvolvimento de competências ao nível do saber estar e do saber fazer no planeta que é de todos.

Número de participantes

17 turmas; 22 professores

Descrição

 

No âmbito desta iniciativa as turmas desenvolveram as atividades a seguir elencadas:

 

  1. Criação e dinamização de um mural criado no Padlet onde cada aluno colocou recursos em diferentes formatos, para Ler a Água de Diversas formas in, https://padlet.com/filodelrio/leragua
  2. Roda de leitura expressiva a partir da obra “Pequenos corações verdes”
  3. Produção de uma canção a partir da obra “Pequenos corações verdes” para acompanhar com música; produção de uma carta/poema de sensibilização;
  4. Recriação da obra “Pequenos corações verdes” em linguagem não verbal;
  5. Roda de leitura expressiva de notícias e artigos selecionados pelos alunos alusivos à escassez de água potável;
  6. Roda de leitura expressiva a partir da obra “Pequenos corações verdes”;
  7. Leitura orientada da obra “Ulisses”;
  8. Elaboração e distribuição de mensagens de sensibilização para a preservação ambiental;
  9. Elaboração de slogans sobre a problemática da escassez de água potável para a exposição na BE;
  10. Visualização e análise de cartoons alusivos à escassez de água potável e problemas ambientais;
  11. Criação de um mural no PADLET com cartoons criticos de problemas do mundo contemporâneo, incluindo problemas associados à água. https://padlet.com/manuelascastro/cartoon
  12. Roda de leitura expressiva na BE de textos de tipo diverso sobre o tema ÁGUA. https://goo.gl/photos/2hibtuT2SY2SxF9o9
  13. Leitura e comentário de passagens do livro “1808” relativas à fuga da família real para o Brasil (incidentes durante a travessia do Oceano Atlântico);
  14. Visualização de um filme sobre a importância da água;
  15. Reflexão sobre o tema no plano individual e universal;
  16. Montagem de um aquário na sala de aula;
  17. Leitura de poemas sobre o tema, no livro: “Versos de Cacaracá”, de Manuel António Couto Viana;
  18. Leitura do Livro: “Lugares da Natureza”;
  19. Trabalhos de expressão escrita;
  20. Leitura da história: ”A gotinha Medrosa”.
  21. Apresentação das histórias ”A viagem da gotinha de água” e “ A gotinha medrosa”em PowerPoint
  22. Exploração do livro “A Água que bebemos”

Avaliação/impacto

A avaliar pela adesão à iniciativa poderemos concluir que ela interessou a vários professores que viram nela utilidade para desenvolver capacidades nos alunos e para abordar conteúdos disciplinares.

As atividades realizadas permitiram desenvolver  descritores de desempenho que levam à consecução dos objetivos definidos.

Através do feedback dado pelos alunos e pelos professores poderemos dizer que a mensagem que queríamos que passasse passou efetivamente.

EBS de Arga e Lima | Viana do Castelo
Água potável e saneamento - Objetivo 6Proteger a Vida Terrestre - Objetivo 15
Publicado a

29/05/2017

Submeter um comentário