Objetivo
Consciencializar para o desenvolvimento sustentável e compreender a necessidade da valorização do património natural.
Alertar para os impactos negativos do abandono indiscriminado de resíduos tanto meio marinho (Ria Formosa) como no meio terrestre (zona ribeirinha adjacente).
Sensibilizar e motivar para a necessidade de reduzir, reutilizar e separar de forma correta.
Motivar para a participação em ações de voluntariado.
Número de participantes
34Descrição
No âmbito do projeto Global Action Days, no dia 9 de novembro, alunos das turmas finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, professores e diretora da escola, reuniram-se para uma recolha ambiental numa área do percurso das Eco-caminhadas quinzenais da EHTA.
Ao longo da Ria Formosa – Faro, desde as traseiras do Hotel Eva até ao final dos estaleiros da polícia marítima, procedeu-se à recolha de resíduos: embalagens, vidro e lixo indiferenciado.
A ação iniciou-se com os esclarecimentos da Dra. Filomena Silva, técnica da Fagar, sobre os procedimentos e cuidados a ter durante a recolha. Os participantes, munidos de luvas e sacos com a cor referente à recolha que iriam fazer, dividiram-se em grupos, definiram áreas de atuação e, sob os olhares cúmplices de quem passava a pé ou de bicicleta, deram o seu melhor para um bem comum.
Alguns transeuntes atreveram-se a elogiar a iniciativa o que reforçou, mais ainda, a consciencialização da necessidade de se realizarem outras ações do mesmo género.
Os participantes terminaram a atividade com o sentimento de dever cumprido, mas conscientes de que é imperativo fazer mais e melhor.
Total da recolha:
Lixo indiferenciado – 10 sacos de 120 Lt
Embalagens – 9 sacos 120 Lt
Vidro – 4 sacos 120 Lt
Avaliação/impacto
A atividade teve impacto positivo tanto nos alunos que estiveram diretamente envolvidos na atividade como em toda a comunidade escolar.
A comunidade local também reconheceu a importância da iniciativa.