Objetivo
Envolver a comunidade educativa no Projeto Eco-escolas e consciencializar para a necessidade de proteção do ambiente e atitudes amigas do ambiente.
Número de participantes
200 a 300 participantes (crianças e comunidade educativa)Descrição
Convidou-se a comunidade educativa para a festa do magusto e do Global Action Day na escola.
Realizou-se um jogo com 6 pares, um por turma, cada um constituído por um adulto (familiar de uma criança) e uma criança. A coordenadora da escola lia cartões com perguntas relacionadas com a reciclagem, a compostagem, a poupança de água e energia. O adulto, depois de consultar o seu filho/neto/sobrinho, levantava uma das 3 raquetes que lhe foram dadas inicialmente, com os números 1, 2 e 3 que corresponderia à resposta certa. Depois de apuradas as respostas corretas, as crianças teriam de ir a correr até um ponto onde estavam cartas verdes e trazer uma carta ao seu par adulto. No final de 4 perguntas, os pares que conseguissem 3 ou 4 cartas verdes seriam considerados pares amigos do ambiente. Este jogo repetiu-se com 18 pares diferentes e as turmas que conseguiram pelo menos 12 cartas verdes receberam um certificado com o título de turma amiga do ambiente. Todas as turmas conseguiram esse título e todos participaram e assistiram com entusiasmo!
Após o jogo, foi “hasteada” a bandeira Eco-escolas e tirada a fotografia da praxe.
A atividade terminou com a degustação das castanhas assadas, na padaria Armibel, para comemorar o dia do magusto. Não se realizou fogueira como forma de dar o exemplo para a não realização de fogos numa altura em que os fogos têm sido uma constante.
Para assinalar o dia do Global Action Day, pediu-se a todos os presentes, adultos e crianças que trouxessem uma peça de vestuário verde.
Avaliação/impacto
Esta atividade gerou uma boa convivência entre todos os presentes, permitiu alguma educação para o ambiente e sensibilizou para atitudes a tomar para sermos amigos do ambiente.