Objetivo
- Distinguir os conceitos de espécies exóticas e espécies invasoras;
- Esclarecer os conceitos de espécies nativas, autóctones e endémicas;
- Enriquecer os conhecimentos dos alunos promovendo o seu contacto com investigadores através de palestras;
- Alertar os alunos para o impacto negativo das espécies invasoras nos ecossistemas;
- Consciencializar os alunos para a importância das plantas nativas e a valorização da floresta para a preservação da biodiversidade.
Número de participantes
1500Descrição
No âmbito da auditoria ambiental efetuada na Escola Básica António Alves Amorim, constatou-se um grande desconhecimento sobre espécies exóticas, espécies invasoras e espécies nativas, autóctones e endémicas. No Plano de Ação entretanto elaborado ficou definido que, para além da abordagem desta temática nas disciplinas que a possuem no seu currículo, seria importante enriquecer os conhecimentos dos alunos promovendo o seu contacto com investigadores através de palestras, sobre a diferença entre aqueles conceitos e consciencializá-los, por um lado, sobre a interferência das espécies invasoras nos ecossistemas e, por outro, sobre a importância das plantas nativas e a valorização da floresta para a preservação da biodiversidade.
A palestra decorreu no dia 24 de abril de 2018, tendo sido a palestrante convidada a Prof. Dra. Rosa Pinho, investigadora e curadora do Herbário do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (HDBUA).
A palestra, cujo público-alvo foram todas as turmas do 8.º ano, foi complementada com a exposição “Floresta Portuguesa – um olhar mais atento”, promovida pelo HDBUA, destinada a toda a comunidade escolar, incluindo os pais/encarregados de educação, que decorrerá até dia 3 de maio. O objetivo desta exposição foi despertar nos visitantes um olhar mais atento para a beleza e importância da floresta e alertar para os perigos de que é alvo.
A exposição será utilizada para a realização de um jogo de observação dos painéis expostos, destinado sobretudo aos alunos dos 8.º e 9.º ano e a todos os que se manifestem interessados, no âmbito do dia do Agrupamento (30 de abril) e do Clube Visão Ecológica da escola.
Avaliação/impacto
Os alunos que participaram na palestra mostraram grande interesse no tema apresentado e, em geral, ficaram esclarecidos quanto aos diferentes conceitos que suscitaram a realização deste evento.
A exposição atraiu os alunos e os restantes elementos da comunidade educativa através de painéis com excelentes imagens e descrições bastante detalhadas, aliando grande rigor científico a curiosidades sobre as diferentes espécies representadas.