Objetivo
- Promover uma ação de cidadania ligada à ecologia;
- Sensibilizar os alunos para as consequências ambientais relativamente à presença de resíduos na praia;
- Utilizar um meio de transporte amigo do ambiente;
- Conviver de forma saudável na natureza
Número de participantes
140Descrição
Dia 20 de abril, um grupo de alunos da Escola Guilherme Stephens, acompanhados por oito professoras, alguns encarregados de educação e dois elementos da autarquia levaram a cabo uma ação ecológica na Praia Velha, a fim de comemorar o Dia da Terra e o Dia Eco-Escolas.
No âmbito das disciplinas de Francês e de Inglês e ainda do Programa Eco-Escolas e da Educação Ambiental, 121 alunos dirigiram-se à beira-mar para aí desenvolverem uma campanha de limpeza do areal.
Aí chegados, e depois de um reconfortante lanche para recuperar energias, o grupo participante assistiu a uma intervenção de caráter ambiental por parte da GNR como forma de sensibilizar e alertar a geração mais jovem para as graves consequências ambientais que põem em causa a preservação e a conservação do planeta. A incorreta ação antrópica que vai acontecendo no dia-a-dia, sob o olhar de cada um, constitui um gravíssimo atentado à “casa” onde habitamos e da qual ninguém pode ausentar-se.
Posteriormente, procedeu-se a uma formação humana, na praia, com a inscrição Dia da Terra. Como que a recordar a forma do planeta, os restantes alunos rodearam os colegas, tendo sido pronunciada pelos participantes a frase “Um por todos e todos pelo planeta”.
Em seguida, os alunos, munidos de luvas e sacos para o lixo, disponibilizados pelo Município da Marinha Grande, iniciaram a árdua tarefa de recolher os mais diversificados resíduos, fazendo o percurso desde o Ribeiro de S. Pedro até à entrada principal da Praia Velha.
Avaliação/impacto
No final da atividade, o grupo saiu decerto mais consciente dos gestos úteis que não devem ser descurados para que o Planeta Azul tenha mais qualidade de vida e diminuam drasticamente as atrocidades cometidas contra a Humanidade.