Objetivo
Reflexão sobre diversos problemas ambientais e respetivas medidas de mitigação com especial enfoque sobre a temática “Alterações Climáticas”.
Número de participantes
70Descrição
No dia 13 de novembro, 60 alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Maximinos, participaram na sessão alusiva ao tema “Alterações climáticas: relação entre Ciência, Política, Economia e Comunicação Social” proferida pelo Prof. Dr. Renato Henriques, docente do departamento de Ciências da Terra da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Esta iniciativa permitiu aos alunos refletirem sobre o ordenamento do território, o consumo, a pegada ecológica de diversos objetos pessoais e, até mesmo, sobre a produção de algumas alternativas energéticas (carros elétricos e energia eólica) e os impactos que todas estas opções acarretam para a sociedade e para o ambiente. Nesta sessão também foram evidenciadas e explicadas as diversas causas e fenómenos que interferem sobre o clima, como este oscilou ao longo do tempo geológico, as consequências e as medidas de mitigação a implementar pelo Homem, desde já e no futuro próximo, no sentido de se adaptar a essas alterações. Esta sessão abordou diversos objetivos do Desenvolvimento sustentável, integrando-se na primeira fase do programa do parlamento dos jovens, ao qual o projeto Eco-Escolas também se associou. Possibilitou aos alunos dotaram-se e proverem-se de conhecimento imprescindível na defesa das suas medidas e argumentações, ou seja, na elaboração dos próprios programas eleitorais a apresentar, já no mês de dezembro, na campanha eleitoral sobre a temática: “Alterações Climáticas: reverter o aquecimento global”.
Avaliação/impacto
Esta sessão abriu várias áreas de investigação sobre diversas problemáticas ambientais funcionando como ponto de partida para o trabalho investigativo e autónomo dos alunos no âmbito do Parlamento Jovem, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e como complemento da disciplina de Biologia e Geologia.