Objetivo
Hastear a Bandeira Verde Eco-Escolas
Comemorar os 25 anos de Eco-Escolas
Número de participantes
60Descrição
Inserida nos Global Action Days, realizou-se no passado dia 3 de abril, na Escola Guilherme Stephens, mais uma cerimónia do Hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas.
Perante representantes de algumas instituições do concelho e professores do estabelecimento e ainda sob o olhar entusiasta dos alunos, a Coordenadora Eco-Escolas daquele estabelecimento de ensino iniciou a cerimónia agradecendo em seu nome e em nome da escola a presença de todos, salientando o trabalho realizado pela comunidade educativa em parceria com a comunidade local. Este trabalho, na área ambiental, tem sido desenvolvido ao longo de 25 anos e reconhecido pela ABAE anualmente, desde o primeiro ano que foi implantado em Portugal e na escola, 1996. A escola faz parte de um grupo de seis escolas com o Programa há 25 anos, sem interrupção, num leque de mais de 1700 escolas inscritas a nível nacional. Recordou ainda o importante significado que a Bandeira Verde tem para a comunidade educativa e informou que a escola no ano letivo em curso foi alvo de Auditoria Ambiental, por parte da DGeste Centro, tendo sido classificada como escola de Elevada Qualidade, facto que incentiva a comunidade educativa a fazer ainda mais e melhor tendo em conta a sustentabilidade do planeta.
O Hino Eco-Escolas da nossa escola foi lido por duas alunas e a Bandeira Verde foi hasteada e aplaudida pelos presentes. Para finalizar a cerimónia, comemorou-se, com um apagar de velas, o 25º aniversário do Programa Eco-Escolas, na Escola Guilherme Stephens.
Avaliação/impacto
Ao longo de mais de 20 anos, a Cerimónia do Hastear da Bandeira Verde é vivida sempre, pelos participantes, com muito entusiasmo e orgulho. A Bandeira Verde tem um significado muito especial para toda a comunidade educativa, ela espelha todo o esforço desenvolvido em prol da educação ambiental e reconhecido pela ABAE, anualmente.