Eco-Estações do Agrupamento de Escolas de Vilela para Global Action Days

Eco-Estações do Agrupamento de Escolas de Vilela para Global Action Days

Objetivo

  • Educação de qualidade – Objetivo 4
  • Parcerias para a Implementação dos Objetivos – Objetivo 17

Número de participantes

1100

Descrição

Português:

O Agrupamento de escolas de Vilela, organizou e dinamizou o evento Eco-Estações, festival ecológico, em parceria com a Câmara municipal de Paredes, a Junta de freguesia de Rebordosa e as associações de pais. Com esta iniciativa divulgamos as boas práticas das escolas, no que se refere ao ambiente, e articulamos com os nossos parceiros, atividades que envolveram as associações locais de índole cultural, desportivo e recreativo. Assim dinamizamos exposições de trabalhos dos vários ciclos de ensino, elaborados com materiais reciclados e reutilizados, oferecidos pelas empresas locais. Construímos WC secos, no parque. Tivemos espetáculos desportivos (dança, acrobática, ténis de mesa), musicais, poesia, performances, teatro escolar, venda e mostra de flores, plantação de árvores, identificação de espécies vegetais, do parque do rio Ferreira, venda de sacos elaborados pela unidade de ensino estruturado, workshop “Anfíbios do rio Ferreira”, produção e oferta de scones e crepes pelos alunos de inglês e francês. No que respeita à articulação com a comunidade tivemos a atuação do rancho folclórico “Marceneiros de Rebordosa”, do grupo musical Rebord’arte, dos alunos da academia de música do Padrão, da Tuna de Rebordosa, do grupo de bombos local, do teatro Trupeça, torneio de petanca, demonstração de Karaté, pela Associação Desenvolvimento Rebordosa, atuação do grupo de acrobática Rota dos Móveis e palestras sobre agricultura sustentável.

English:

The Agrupamento de Escolas de Vilela organized the event Eco-Estações, an ecological festival, in partnership with the Câmara Municipal Paredes, the Junta de Freguesia de Rebordosa and parents’ associations. With this initiative, we disseminate the good practices of schools in relation to the environment and articulate with our partner’s activities that involved local associations of a cultural, sporting and recreational nature. In this way we stimulate exhibitions of school works of various teaching grades, elaborated with recycled and reused materials, offered by local companies. We also built dry toilets in the park. We had sporting events (dancing, acrobatics, table tennis), musical events, poetry, performances, school theatre, flowers’ sale and showing, tree planting, identification of plant species of the Parque do Rio Ferreira, sale of bags made by the UEE, structured teaching unit, workshop “Amphibians of the Rio Ferreira”, production and offering of scones and crepes by English and French students. Concerning the articulation with the community we had the performance of the folkloric ranch “Marceneiros de Rebordosa”, of the musical group Rebord’arte, of the students of the Standard music academy, of Tuna de Rebordosa, of the local drum group, of the Teatro Trupeça, petanque tournament, demonstration of Karate, by the Associação para o  Desenvolvimento de Rebordosa, acrobatics group Rota dos Móveis and lectures on sustainable agriculture.

Avaliação/impacto

Boa.

Escola EB/S de Rebordosa | Paredes
Educação de qualidade - Objetivo 4Parcerias para a Implementação dos Objetivos - Objetivo 17
Publicado a

24/04/2018

Submeter um comentário