Objetivo
Através de um jogo, criado e cedido pela Câmara Municipal de Braga, fez-se uma abordagem à forma como todos podemos contribuir, de forma ativa, para o desenvolvimento sustentável no que toca aos temas: alterações climáticas, economia circular, descarbonização, biodiversidade, mobilidade sustentável, valorização do território, eficiência energética, valorização dos resíduos, valorização da água, preservação dos recursos naturais e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Um jogo que leva os alunos a refletirem sobre estes e outros temas, sobre as boas práticas ambientais e a importância da sustentabilidade de forma lúdica, estimulando o espírito de equipa, o convívio e a inclusão.
Número de participantes
309Descrição
O jogo percorreu 4 escolas do agrupamento de Maximinos (ESMAX, EB1 Gandra, EB1 Estrada e EB1 Naia) nos dia 22, 23, 24 e 26 de abril, respetivamente. Na semana anterior foi jogado pelos alunos do JI de Gondizalves.
O jogo foi realizado em equipas de 2 a 5 jogadores cada, num total de 20 jogadores ao mesmo tempo. Foi jogado no interior dos espaços escolares para não estragar a lona. Contém questões com grau de dificuldade distintos, de acordo com a faixa etária, e inclui questões sobre diversas temáticas ambientais já referidas anteriormente.
Conteúdo do jogo:
Tabuleiro com 5×3 metros
Cartas de conhecimento
Dado gigante
Regras do jogo
Material de limpeza
Avaliação/impacto
Os alunos mostraram muito entusiasmo durante a realização do jogo. A diversidade de questões e de temas abordados foi grande permitindo aumentar a cultura geral dos discentes ou consolidar os seus conhecimentos quer de problemas locais quer internacionais.
Deu oportunidade de trabalhar em equipa estimulando o convívio e a inclusão.